sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Nhoque da Fortuna


Todo dia 29 é servido no Pasta d’autori o nhoque da fortuna. O cliente que optar por degustar o nhoque, receberá uma nota de um dólar para colocar debaixo do prato. Depois da refeição, o cliente poderá levar a nota consigo, para que a sorte ande sempre com ele!

Neste dia 29 de janeiro, os clientes terão a oportunidade de degustar o nhoque de batata com espinafre ao molho de tomates frescos. Prato que harmoniza muito bem com um Chianti Clássico Villa Cerna.


Lenda do nhoque da fortuna

Conta a lenda que São Pantaleão, numa distante noite de 29 de dezembro do século 4, perambulava, maltrapilho, por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu à porta de uma casa.
A família, numerosa, não tinha comida sobrando, mas, apesar disso, o patriarca fez questão de dividir o pouco que havia para o jantar com o desconhecido.


A família, reunida em torno de uma grande e pobre mesa, comeria nhoque. E, ao dividi-lo com São Pantaleão, cada um dos filhos e filhas do dono da casa (além dele próprio e da esposa) teve de se contentar com sete pedacinhos de massa.
São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Só quando recolhia os pratos da mesa é que o patriarca descobriu que, embaixo de cada um deles, havia bastante dinheiro.


Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é Dia do Nhoque da Fortuna (ou Nhoque da Sorte). E o ritual é o seguinte: primeiro, coloca-se dinheiro sob o prato; depois, comem-se os primeiros sete pedacinhos de nhoque em pé, fazendo um pedido para cada um deles; só então a família, reunida, se senta à mesa e come à vontade.

Não custa tentar... até porque, trata-se de um prato realmente delicioso. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário